quinta-feira, 9 de abril de 2009

BURGUESIA

SOCIEDADE CAPITALISTA

No fim da Idade Média o modelo feudal entra em declínio e começa a aparecer os “burgos”, que mais tarde daria origem a palavra “burgueses”, estes eram praticantes do comércio, que por aquela época era condenado pela Igreja Católica como algo pecaminoso, isto é, comprar algo barato e vender mais caro.


Ao mesmo tempo que as relações de comercio sofria uma reviravolta, no campo religioso da Europa, a Igreja Católica tinha o desafio da pregação protestante.


O catolicismo enfatizava a pobreza como uma virtude, apesar dos clérigos virem regaladamente, em oposição a posição católica os protestantes pregavam que “se Deus esta com você, um sinal disso é que você prosperará em sua vida em todos os sentidos”. A pregação protestante foi um forte estímulo para o capitalismo, de maneira que as nações colonizadas pelos protestantes como os Estados Unidos, rapidamente se tornaram potencias mundiais.


A burguesia para lutar contra os nobres, teve a inteligência de chamar para o seu lado o povo, que viviam miseravelmente sob a tutela dos nobres que os exploravam. A revolução burguesa dá certo, e os “marques”, “king” e “duque” se tornaram nomes de animais de estimação da burguesia.


Os burgueses também criaram um novo regime político, a REPÚBLICA. Que garantia um sistema mais equilibrado de forças políticas quebrando a dominação hereditária das monarquias provincianas que haviam no mundo.

O capitalismo foi recentemente combatido pela proposta comunista




a burguesia e as classes trabalhadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário